Tirar uma ideia do papel e transformá-la em um negócio é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, o caminho pode parecer complexo e cheio de burocracias. Felizmente, com a orientação correta, o processo se torna muito mais simples. Por isso, entender como abrir uma empresa Simples Nacional é o primeiro e mais importante passo para a maioria dos novos empreendedores.
Este regime tributário simplificado foi criado justamente para facilitar a vida das micro e pequenas empresas. Nesse sentido, a EMS Contabilidade, com experiência desde 1997, preparou este guia para te ajudar.
O que é o Regime do Simples Nacional?
Primeiramente, o Simples Nacional é um regime tributário que unifica o pagamento de oito impostos (federais, estaduais e municipais) em uma única guia, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Isso significa menos burocracia e, em muitos casos, uma carga tributária menor, sendo ideal para empresas que faturam até R$ 4,8 milhões por ano.
Passo a Passo para Abrir sua Empresa no Simples Nacional
Abrir um CNPJ envolve algumas etapas cruciais. A seguir, listamos a ordem correta para você não se perder.
- Planejamento e Definições Iniciais: Antes de mais nada, defina o seu plano de negócios. Decida qual será a atividade principal da sua empresa (CNAE), o nome empresarial e o endereço (sede).
- Contratação de uma Contabilidade: Sem dúvida, este é o passo mais estratégico. Um contador experiente é indispensável para te orientar na escolha da natureza jurídica correta (LTDA, SLU, etc.) e garantir que todo o processo seja feito sem erros, evitando problemas futuros com o Fisco.
- Consulta de Viabilidade: Em seguida, a contabilidade realiza a consulta de viabilidade na Junta Comercial e na prefeitura para verificar se o nome da empresa e o endereço escolhido estão disponíveis e autorizados para a sua atividade.
- Registro e Obtenção do CNPJ: Após a aprovação da viabilidade, o processo de registro é iniciado. Como resultado, a Receita Federal gera o seu CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).
- Inscrições e Licenças: Finalmente, dependendo da sua atividade, será necessário obter a Inscrição Estadual (para comércio e indústria) e a Inscrição Municipal (para serviços), além de alvarás de funcionamento e licenças específicas (como da Vigilância Sanitária ou Corpo de Bombeiros).
Por que a EMS Contabilidade é a Parceira Ideal?
Basicamente, um escritório de contabilidade como a EMS não apenas executa os passos 3, 4 e 5 para você, mas também oferece a consultoria estratégica no passo 1. Com mais de duas décadas de experiência, nós garantimos que sua empresa nasça da forma correta, com o enquadramento tributário mais vantajoso e em total conformidade com a lei.
Pronto para Transformar seu Sonho em um CNPJ?
Em resumo, o processo de abrir uma empresa pode ser simples quando você tem os parceiros certos. Deixe a burocracia conosco e foque no que você faz de melhor: fazer seu negócio crescer.
Fale com nossos especialistas! Oferecemos uma consultoria para entender seu projeto e te guiar por todo o processo de abertura da sua empresa.
- FALAR COM UM CONTADOR VIA WHATSAPP
- Ligue: (11) 2271-1040