Você tem um sonho e, finalmente, decidiu empreender na Zona Leste de São Paulo. Contudo, a empolgação inicial muitas vezes esconde armadilhas burocráticas perigosas. Portanto, se você busca por abertura de empresa na Zona Leste, precisa saber que o processo vai muito além de obter um CNPJ.
De fato, muitos empreendedores, na pressa de começar, cometem erros básicos de planejamento. Infelizmente, esses descuidos podem gerar multas, impostos abusivos ou, até mesmo, o fechamento das portas nos primeiros meses.
Felizmente, a EMS Contabilidade é especialista na região. Por isso, preparamos este guia para blindar o seu novo negócio.
1. Escolher o Endereço Errado (Fiscal x Comercial)
Primeiramente, você sabia que nem todo endereço pode sediar uma empresa? Isso acontece porque, dependendo da sua atividade, a Prefeitura de São Paulo pode negar o alvará. Por exemplo, tentar abrir um comércio em uma zona estritamente residencial.
Sendo assim, antes de assinar qualquer contrato de aluguel no Tatuapé, Penha ou Mooca, consulte a viabilidade do local. Afinal, uma assessoria contábil realiza essa consulta prévia, evitando que você gaste com reformas em um imóvel irregular.
2. Errar na Escolha dos CNAEs (Atividades)
Além disso, o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) define o que sua empresa faz. Porém, escolher o código errado pode ser fatal para o seu bolso.
Se você selecionar um CNAE incorreto, pode ser impedido de optar pelo Simples Nacional. Ou pior: ser enquadrado em um anexo com alíquotas de impostos muito mais altas do que o necessário. Portanto, a definição precisa das atividades é o primeiro passo para a economia tributária.
3. Achar que o “Simples Nacional” é Sempre a Melhor Opção
Muitas vezes, o nome “Simples” é atraente. Todavia, nem sempre ele é o regime mais econômico. Na verdade, para algumas empresas de serviços ou comércio com margens específicas, o Lucro Presumido pode gerar uma economia significativa.
Consequentemente, sem um planejamento tributário inicial, você pode passar um ano inteiro pagando mais impostos do que deveria. E, infelizmente, sem chance de recuperar esse dinheiro.
4. Misturar as Finanças Pessoais com as da Empresa
Outro ponto crucial é este erro clássico. Ou seja, usar a conta da empresa para pagar o mercado ou a escola dos filhos é um “crime” contra a gestão financeira.
Essa desorganização impede que você veja o lucro real do negócio. Ademais, isso pode atrair a fiscalização da Receita Federal sobre o seu patrimônio pessoal. Por essa razão, desde o primeiro dia, tenha contas separadas e defina um pró-labore.
5. Tentar Fazer Tudo Sozinho
Por fim, a burocracia brasileira é complexa. Assim, tentar navegar sozinho pelos sistemas da JUCESP, Receita Federal e Prefeitura é uma receita para o estresse.
Ter uma contabilidade parceira não é um custo, mas sim um investimento em segurança. Enquanto a EMS Contabilidade cuida de toda a papelada, você foca no que realmente importa: vender e crescer.
Abra Sua Empresa com Segurança na Zona Leste!
Em suma, não comece sua jornada empreendedora no escuro. Pelo contrário, evite dores de cabeça e garanta que seu negócio nasça forte e legalizado.
A EMS Contabilidade está pronta para ser o braço direito do seu sucesso na Zona Leste.
Clique no link abaixo e fale com um de nossos especialistas para abrir sua empresa do jeito certo!